quinta-feira, 1 de outubro de 2009

“Saber decidir” inaugurou IC9 no nó de Vale dos Ovos

A candidatura “Saber Decidir”, através de Ivo Santos, Nuno Madureira e Fátima Nascimento, “inaugurou” na manhã desta quinta-feira, dia 1 de Outubro, de forma simbólica, o troço do IC9 que liga Alburitel a Carregueiros (nó de Vale dos Ovos).
Esta via, importantíssima para Tomar, uma vez que permite um mais rápido acesso à cidade, continua encerrada, alegadamente por obras de correcção no muro de suporte de uma barreira, segundo tem afirmado a Estradas de Portugal em informações prestadas à imprensa.
A candidatura “Saber Decidir” estranha este adiar da abertura do troço, cujas obras estão prontas desde Julho, e exige a sua entrada em funcionamento, de forma a facilitar o acesso Tomar/Ourém.

As preocupações da candidatura estendem-se à concretização das obras de construção do troço entre Alburitel e o nó A1-Fátima, com cerca de 23 quilómetros de extensão. “Com a concretização destas obras será possível a uma viatura pesada, chegar em apenas 10 minutos à auto-estrada, desde do nó de Vale de Ovos. Demorará 15 minutos a chegar a Leiria. Ou seja, ficaremos tão perto de Leiria como Pombal ou Caldas de Rainha, dando-nos uma nova centralidade. Tomar tornar-se-á mais competitiva”, sublinhou, em conferência de imprensa, o cabeça-de-lista da candidatura à câmara municipal, Ivo Santos.

A conclusão da construção do IC9 entre Tomar/Nazaré será uma das prioridades do executivo autárquico nabantino, caso o CDS-PP ganhe as eleições autárquicas de 11 de Outubro. “A primeira medida será reunirmo-nos com todos os municípios abrangidos pelo IC9 - Ourém, Torres Novas, Leiria, Porto de Mós, Batalha, Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré – e concertarmos estratégias de forma a pressionar o governo a avançar com o que resta da obra. No caso de Tomar, tudo faremos para que o troço mais importante para o nosso concelho, Alburitel/nó A1-Fátima, não fique para trás”.

Tal como o governo de José Sócrates, que há dois anos classificou este itinerário como fundamental para o desenvolvimento da região, também Ivo Santos considera esta obra essencial para a concretização das propostas “Saber Decidir”, que prevêem a construção de uma zona industrial na freguesia da Sabacheira. Com o acesso rodoviário facilitado ao litoral oeste e à A1 (com ligação a Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto), e a potencialização da Estação Ferroviária de Vale dos Ovos/Fátima para transporte de mercadorias, será possível um desenvolvimento empresarial e industrial de Tomar, criando, ao mesmo tempo, novo emprego e melhores condições de vida para os habitantes do concelho – “Nós dizemos: se querem só o IC9 para trazer cá turistas, então não façam esse investimento. Porque é fundamental que este seja feito a bem de todas as pessoas. É um investimento elevado – cerca de 2 milhões de euros por cada quilómetro – em cerca de 57 quilómetros entre Alburitel e Nazaré, e tem que ser também pensado para quem cá vive e para industrialização de toda esta região, à semelhança do que aconteceu no passado com a Nacional 110 e o IC2. Temos que aproveitar esta nova proximidade com o eixo de Leiria/Pombal/Caldas da Rainha. No fundo, será criada uma cruz de desenvolvimento, como a dos Templários”, acrescentou o líder da candidatura “Saber Decidir”.

Paulo Portas vai voltar a Tomar


O líder do CDS-PP vai cumprir, em breve, a promessa que fez, recentemente em Tomar, de que iria regressar.
Assim, o Dr. Paulo Portas estará na nossa cidade no próximo dia 9 (sexta-feira), para participar na acção de campanha prevista para o Mercado Municipal de Tomar e, de seguida, participará numa arruada no centro histórico, juntamente com os elementos que constituem a lista de candidatura à autarquia e à Assembleia Municipal de Tomar.

Razões da candidatura

Razões da Candidatura (excerto da entrevista de 29/09/2009 na Rádio Hertz

versão integral da entrevista em http://www.radiohertz.pt/?pagina=programas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inauguração simbólica do IC9 Alburitel/Carregueiros

O cabeça-de-lista da candidatura “Saber Decidir”, Dr. Ivo Santos, juntamente com elementos da sua equipa, vai proceder, amanhã, à inauguração “simbólica” do troço do IC9 Alburitel/Carregueiros, cujas obras já estão concluídas.

Ivo Santos defendeu já, por diversas vezes, a abertura daquele troço, considerado fundamental para o futuro de Tomar.

A “inauguração” deste troço está agendada para as 10h00 desta quinta-feira (dia 1), junto ao Nó de Vale dos Ovos e, será precedida de conferência de imprensa, com apresentação das propostas “Saber Decidir” para área de desenvolvimento económico e empresarial.

SABER DECIDIR – Razão do Apoio por António Gonçalves

Convém começar pela habitual ‘declaração de intenções’, visando evitar que qualquer conotação seja dada a estas minhas imparciais palavras.

Sou Tomarense há 43 anos, militante do CDS há cerca de 25 e eleitor em Tomar até que o Cartão de Cidadão me remeta para outras secções de voto, pelo que a parcialidade das minhas opiniões, resulta de mim e do meio em que cresci e me tornei homem, reconhecem? Estou a pensar na nossa cidade de Tomar.

Sou de uma geração que, na sua maioria, procurou fora de Tomar a sua formação académica e profissional, dos quais a poucos foram dadas as condições de instalarem os seus centros de vida em Tomar.

Pouco importa apontar agora de quem foram as responsabilidades políticas que, ao longo dos
Anos, levaram à diminuição do maior activo que temos, os Tomarenses. Importa sim que não se continuem a dar os sinais errados a quem quer viver e trabalhar em Tomar, sejam os seus naturais sejam os que por uma razão ou outra por Tomar se apaixonam e teimosamente insistem em vencer todas as dificuldades que lhes são levantadas aos mais variados níveis, quer pelo preço da habitação comparativamente elevado face a outros concelhos, grandemente influenciado pela morosidade da apreciação dos processos e dos custos de licenciamento, levando os promotores a optar por outros destinos, quer pela falta de incentivo à instalação de novas empresas geradora de postos de trabalho, umas por falta de áreas adequadas na ausência de espaço em zonas industriais, outras pelo excessivo peso burocrático do licenciamento agarrado a principios decisórios anquilosados, quer pela incerteza nos cuidados de saúde que possam ter ao seu dispôr em caso de urgência, mas sobretudo pela manifesta falta de estratégica, ausência de rumo e falta de liderança vividas nos anos mais recentes. Não vou apontar rostos nem nomes, porque todos somos iguais enquanto homens e seremos todos Tomarenses depois das eleições.

Conheço o Ivo Santos desde os tempos em que juntos militavamos na Juventude Centrista em
Tomar, com pena o vi pertencer a outras cores políticas, mas com orgulho de amigo assisti ao
reconhecimento do seu trabalho ao serviço da comunidade, ou seja, de todos nós. As amizades e apreço da competência não distinguem a cor política e tendo o Ivo sentido que não tinha mais condições de continuar a servir Tomar e os seus cidadãos da melhor forma, com as
limitações da liderança partidária a que estava vinculado, procurou a melhor maneira de se manter disponível para a prossecução do seu empenhado trabalho, que os seus pares e todos reconhecemos, vindo a encontrar nas suas raízes de vida o partido da sua juventude, que está sempre disposto e preparado para acolher quem quer trabalhar em prol das populações e ao seu serviço do bem comum e disso tem dado bom exemplo, aliás bem recentemente reconhecido pelo povo Português.

Tenho vindo a defender que o futuro de Tomar está nas pessoas da minha geração e que estas têm de se mostrar disponíveis para assumir as suas responsabilidades, apontando rumos, encontrando soluções e concretizando projectos. Verifica-se agora que um de nós se disponibilizou a servir Tomar com responsabilidade própria e não podia trair a minha convicção se não desse o meu apoio a essa solução. Dei o meu Sim à chamada, porque o Ivo soube decidir, importa agora a Tomar e aos Tomarenses Saber Decidir.

António Gonçalves

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Entrevistas e debates

Entrevistas e debates promovidos pelas rádios locais durante o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 11 de Outubro em Tomar:


Terça-feira, 29 de Setembro, entre as 22h00 e as 00h00 - Entrevista do candidato Ivo Santos na Rádio Hertz


Sábado, 3 de Outubro, 15h00, Biblioteca Municipal de Tomar
Debate promovido pela Rádio Hertz com os sete candidatos à presidência da Câmara Municipal de Tomar. Participação de Ivo Santos pela candidatura "Saber Decidir"

Segunda-feira, 5 de Outubro, 10h30 às 13h00
Debate promovido pela Rádio Cidade de Tomar com as sete candidaturas à Câmara Municipal de Tomar. Participação de Ivo Santos pela candidatura "Saber Decidir"

Quarta-feira, 7 de Outubro, 22h00 às 00h00 - Entrevista do cabeça-de-lista da candidatura "Saber Decidir" à Assembleia Municipal de Tomar, Herculano Gonçalves.