sábado, 29 de agosto de 2009

Inauguração da sede - alteração da hora

A candidatura “Saber Decidir” vai inaugurar a sua sede de campanha no próximo Domingo, dia 30 de Agosto, às 19h00. A sede fica situada na Rua Marquês de Pombal, 36.


O presidente do CDS-PP, Dr. Paulo Portas, estará presente na abertura da sede de campanha.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Criticas à inércia sobre o CDOS 2

Declarações de Ivo Santos no noticiário da Rádio Hertz, sobre a possível saída do CDOS de Tomar, depois de ter sido acusado de "eleitoralismo" pelo Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvêlo de Sousa.

http://www.radiohertz.pt/?noticiarioid=324

- Transcrição da notícia da Rádio Hertz -

"Corvelo de Sousa confidenciou que não gostou de ouvir as críticas de Ivo Santos em relação à mudança do Centro Distrital de Operações de Socorro de Tomar para Almeirim, afirmando mesmo que as afirmações em causa devem ser enquadradas em matéria política.
Ivo Santos ouviu e já reagiu, em declarações à Hertz: «Apenas me limitei a constatar factos. Nos últimos tempos, temos assistido a uma série de declarações do vice-presidente da Câmara Municipal de Almeirim que não deverá estar a inventar factos. Quem colocou este assunto em cima da mesa fui eu e só lamento que da parte do presidente não tenha existido qualquer tipo de comunicação para com os seus vereadores. Julgo que até foram omitidos um conjunto de situações sobre esta matéria, que seriam de todo o interesse para a população. Quanto ao eleitoralismo, julgo que se exige uma postura pró-activa em defesa de Tomar. Foi isso que me limitei a fazer. Se confundem este modo de agir com eleitoralismo...».

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Inauguração da sede de campanha

A candidatura “Saber Decidir” vai inaugurar a sua sede de campanha no próximo dia 30 de Agosto, às 18h00, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do CDS-PP, Dr. Paulo Portas. O líder do partido estará em Tomar, no Hotel dos Templários, para apresentação do Programa Eleitoral para as legislativas
A sede da candidatura “Saber Decidir” fica situada na Rua Marquês de Pombal, 36 (frente ao Café Santa Iria).
Convidamos todos os apoiantes e simpatizantes da candidatura a estarem presentes.

Como os outros nos vêem

O que os outros dizem sobre o nosso turismo

http://politicaanorte.blogs.sapo.pt/30059.html

Encontros com... Acitofeba

As políticas de regulamentação, licenciamento e gestão do centro histórico, assim como o futuro do Mercado Municipal e Flecheiro, foram as notas que dominaram a reunião que decorreu esta quarta-feira (dia 26), à noite, na sede da ACITOFEBA - Associação de Comércio e Indústria de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha. Ivo Santos, da candidatura "Saber Decidir", apoiada pelo CDS-PP, mostrou-se receptivo em abrir a discussão sobre uma intervenção essencial defendida pelos dirigentes da associação - a reabertura ao trânsito da Rua Serpa Pinto (Corredoura).

O Programa Eleitoral da lista "Saber Decidir" irá incluir a proposta de reabertura aos veículos automóveis da principal rua do centro histórico, durante os dias úteis, com saida pela Rua Silva Magalhães e Rua Alexandre Herculano, direccionando o trânsito para o parque de estacionamento gerido pela ParqT. Ivo Santos e restante equipa reconhece que esta será uma discussão difícil, não consensual, mas que visa dinamizar esta zona da cidade, com consequências positivas para o comércio.

Um dos maiores problemas com que Tomar se tem debatido nos últimos anos é o de encontrar formas de trazer os visitantes do Convento de Cristo à cidade. Durante o encontro com a ACITOFEBA, Nuno Madureira (o número 2 da lista "Saber Decidir" à câmara) apresentou a proposta de lançar um concurso internacional para que sejam apresentadas propostas de solução para a ligação entre o monumento e a Praça da República (previsto no Plano do Núcleo Histórico em vigor). A candidatura "Saber Decidir" defende a construção de uma ligação mecânica que una a Cerrada dos Cães e a praça central da cidade.

A localização do Mercado Muncipal junto à Ponte Nova foi outro dos assuntos que dominou a reunião. Ivo Santos rejeita a ideia de construção de um Fórum com a volumetria prevista pela actual maioria no executivo autárquico. O candidato defende a concretizaçao a medio prazo do definido no Plano de Pormenor do Flecheiro e Marmelais, nomeadamente através da criação de um espaço para feiras, eventos de grande dimensao, e mercado de venda ambulante, com o respectivo edifício de apoio. A sua concretização só será possível quando os terrenos em causa passarem a propriedade do municipio. O candidato defende também a renovação do espaço do actual mercado, com a construção de parque de estacionamento, um piso comercial e de cinema e a criação de condições para a instalação de esplanadas no topo, com vista para o rio Nabão e para o Convento de Cristo e centro histórico.

As alterações propostas por Ivo Santos para a zona do mercado e Flecheiro vão implicar uma decisão definitiva sobre as famílias de etnia cigana que permanecem no local. O candidato garante que a Secretaria de Estado da Habitação já desbloqueou o realojamento destas famílias, mas falta coragem política para tomar a decisão final- "Sem vaidosismos, afirmo-vos que sou o único autarca e candidato que tem coragem para tirar dali as famílias de etnia cigana". O candidato já deu provas dessa coragem quando retirou o mercado ambulante semanal do Flecheiro. Uma decisão que lhe valeu várias ameaças. "Tive a cabeça a prémio", recorda.

A criação de uma praia fluvial na Albufeira do Castelo de Bode foi outro dos temas levados à reunião com a ACITOFEBA, que mereceu o apoio dos dirigentes da associação.

Encontros com... Comissão de Utentes da Saude do Médio Tejo



A perda de valências em função do "bairrismo" que tem presidido às alterações promovidas no seio do Centro Hospitalar do Médio Tejo (constituído pelos hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas), assim como a importância do sector da saúde na qualidade de vida dos habitantes desta região, foram os assuntos que dominaram mais uma reunião desencadeada pela lista da candidatura "Saber Decidir", desta vez com a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo.


Para Manuel Soares, a principal cara da associação, as autarquias da região "têm importância no debate das questões de saúde", sobretudo ao nível de decisão de políticas sobre rede de cuidados paliativos e sobre a gestão administrativa do centro hospitalar - "Tomar, sendo sede (do CHMT), teria uma palavra a dizer", afirma o porta-voz.

Manuel Soares ressalva o facto de o sector da saúde ser fundamental, não só ao nível social, mas ao nível económico. A título de exemplo nota-se que cerca de 5 mil pessoas trabalham no CHMT e que muitas outras encontram trabalho nos serviços que lhes estão associados. Nesta reunião com alguns elementos da equipa de Ivo Santos, o dirigente reforça a defesa da "capacidade formativa" que poderia ser capitalizada através do centro hospitalar - "Mais vale investir em saúde do que em sectores já esgotados", refere.

As posições da Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo foram registadas com interesse por Ivo Santos. O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Tomar acredita na valorização das especialidades que foram distribuídas pelos três hospitais, rejeitando a política de "bairrismo" que tem sido seguida - "É importante garantir o que é necessário para cuidar bem das pessoas".

Recorde-se que as várias reuniões, com diferentes associações e instituições das áreas social, empresarial e cultural, que estão e serão realizadas pela candidatura "Saber Decidir", servem como contributo para a elaboração do Programa Eleitoral a apresentar em breve.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Proposta apresentada por Ivo Santos na reunião do executivo



PROPOSTA
Outonos da Vida, Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo – Cedência de Instalações para início da actividade

A Outonos da Vida – Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo, é uma associação sem fins lucrativos recentemente criada, que conta já com dezenas de sócios e voluntários, e que se encontra a desenvolver o processo burocrático com vista a obter certificação como Instituição Privada de Solidariedade Social.

Das várias metas que esta Associação pretende atingir, destaco a intenção de implantar a filosofia dos cuidados paliativos na vida dos doentes com doenças como o cancro, a sida e doenças degenerativas, bem como promover o acompanhamento das pessoas em fim de vida e das suas famílias, promovendo o atendimento em Cuidados Paliativos e Dor Crónica, tanto em assistência domiciliar como em ambulatório, com o objectivo de aliviar sintomas de dor e desconforto.

O trabalho da Associação será totalmente voluntário, através de equipas multidisciplinares, de médicos, assistentes sociais, enfermeiros e cidadãos responsáveis que querem ajudar o seu próximo.

Temos conhecimento que foram já endereçadas duas missivas ao Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal, onde foram explicados os pressupostos e objectivos da Associação, solicitando audiência, as quais não obtiveram qualquer resposta formal ou informal.

Assim, por estarmos cientes da importância desta Associação necessitar urgentemente de um espaço físico, que funcione como sede, associado ao facto de terem desde a primeira hora escolhido a cidade de Tomar como sede, proponho que o Executivo Municipal:

1 – Colabore activamente com a Associação Outonos da Vida, de modo a serem atingidos os objectivos que estão na génese da sua constituição.
2 – Proceda às diligências tidas como necessárias, por forma a protocolar a disponibilização de um espaço físico, que torne possível a instalação da referida Associação, em Tomar.

Tomar, 25 de Agosto de 2009

Crísticas à inércia sobre o CDOS

As posições do vereador Ivo Santos sobre a eventual saída do CDOS de Tomar, debatidas esta terça-feira na reunião do executivo, fazem notícia em alguns dos meios de comunicação social locais e regionais:

http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=923

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=33250&idSeccao=423&Action=noticia



Declaração de Voto

"Desde a última tomada de posição pública, por parte deste Executivo, muitos factos ocorreram, nomeadamente o avançar de todo o processo conducente à apressada transferência do CDOS, de Tomar para Almeirim. A população de Tomar e da região teve conhecimento que a Câmara de Almeirim procedeu ao aluguer de um espaço para, já no próximo mês de Setembro, proporcionar condições de instalação transitórias ao CDOS. Ouvimos e lemos declarações sobre a matéria, por parte do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almeirim. Ouvimos declarações de todas as partes envolvidas. De todas, menos do Presidente da Câmara Municipal de Tomar. Assim constatamos algo impensável - a anuência, o total e absoluto silêncio por parte do Senhor Presidente da Câmara Municipal sobre tão importante matéria para Tomar como é a presente. Mais, não teve Vossa Excelência a gentileza, para não dizer a obrigação, de comunicar aos elementos do seu Executivo o resultado de várias reuniões que foram solicitadas quer pela Câmara Municipal de Tomar, quer pela Assembleia Municipal de Tomar, onde esta matéria foi analisada.
Reitero de novo, e perante os novos factos que chegaram ao nosso conhecimento via comunicação social, que a autarquia devia reservar-se ao direito de vir a agir em conformidade - quanto à continuação de utilização das instalações em referência e à falta de pagamento do vencimento dos funcionários – podendo mesmo equacionar o eventual encerramento das actuais instalações, ou fazendo depender o funcionamento do CDOS, do cumprimento total e efectivo do Protocolo em vigor, isto após a liquidação total da dívida, à data.
Lamento que tão importante matéria não tenha merecido por parte de Vossa Excelência a atenção devida, e que tenha tão rapidamente desistido de lutar por esta nobre causa. Também lamento que não se tenham tomado posições fortes e concretas. Esta matéria exigia-o porque a razão esteve e está do nosso lado. A população estava do seu lado, os eleitos, à excepção dos Vogais do Partido Socialista com assento na Assembleia Municipal também. Permita-me que lhe diga que perdeu uma oportunidade de Ouro para provar efectivamente que a sua vontade é a de que Tomar não pode parar.
Deste modo, o que verificamos é que Tomar fica mais uma vez a perder.

Tomar, 25 de Agosto de 2009"

Encontros com... Cáritas da Paróquia de Tomar

Concretizou-se esta terça-feira, pelas 21h00, a reunião com os elementos da Direcção da Cáritas da Paróquia de Tomar. Ivo Santos, acompanhado de elementos da sua lista concorrente à Câmara Municipal de Tomar, nomeadamente de Nuno Madureira, Maria Augusta Costa e de Fátima Nascimento tomaram contacto com a realidade da Cáritas de Tomar, suas instalações, trabalho que executam em prol da comunidade em que estão inseridos, anseios, dificuldades e objectivos a curto e médio prazo.

Durante o encontro foi analisada a realidade actual desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que, diariamente apoia dezenas de famílias necessitadas de Tomar, fornecendo bens materiais, alimentares e apoiando mesmo, pontualmente, em termos financeiros, famílias que não conseguem fazer face aos seus encargos com bens fundamentais, como água, luz, entre outros. A Cáritas desenvolve apoios, em particular, junto de famílias mono-parentais ou em que um dos membros do seu agregado se encontra em situação de desemprego ou com vencimentos em atraso.

Os elementos da lista da candidatura "Saber Decidir" debateram a criação de eventuais parcerias , no sentido de prestar uma apoio mais eficaz e articulado às famílias que lutam com problemas de subsistência, e o modo como a autarquia poderá participar neste processo, estando mais perto dos cidadãos e dos seus problemas.

Na sequência desta gratificante reunião de trabalho, bem como da reunião realizada com a Comissão de Crianças e Jovens do Concelho de Tomar, surgiram ideias realizáveis a curto-prazo, que constarão do Programa Eleitoral que será oportunamente apresentado à população do concelho.

domingo, 23 de agosto de 2009

Saiba Decidir!

Agenda de Campanha

Acções da Candidatura Saber Decidir para a próxima semana:

Terça-feira, dia 25, às 21h00 - Reunião com a Cáritas Diocesana

Quarta-feira, dia 26, 18h00 - Reunião com a Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Quarta-feira, dia 26, às 21h00 - Reunião com a Acitofeba - Associação de Comércio e Indústria de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha

Domingo, dia 30, abertura da sede de campanha, na Rua Marquês de Pombal, com a presença do presidente do CDS/PP, Dr. Paulo Portas.

Encontros com... Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Tomar

O candidato Ivo Santos deslocou-se, na última sexta-feira (dia 21), à sede da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Tomar, para realizar uma primeira reunião de trabalho, de forma a perceber as necessidades e a realidade com que se defrontam, todos os dias, as técnicas da CPCJ. O candidato foi acompanhado por duas colegas de equipa, Maria Augusta Costa (número 3 da lista candidata à CMT) e Fátima Nascimento (número 5 da lista candidata à CMT).




Ivo Santos constatou, durante o encontro, que existem diversas carências nesta comissão, nomeadamente ao nível das instalações e meios de actuação, como a falta de transporte. No entanto, a maior dificuldade, sublinhada pela presidente da CPCJ, Sandra Mata, é a falta de pessoal técnico a tempo inteiro, numa comissão que só no ano de 2008 registou a abertura de 110 novos processos e que precisou de analisar um total de 300 situações de menores com problemas ao nível do abandono, absentismo escolar, maus tratos físicos e psicológicos, negligência ou exposição a comportamentos desviantes. Dezoito casos foram encaminhados para o Ministério Público.

Segundo dados revelados durante o encontro, o número de casos detectados em Tomar está a aumentar. Até Agosto deste ano, a CPCJ abriu 114 novos processos (número superior ao registado em todo o ano de 2008). Este aumento surge, em parte, em consequência da crise económica e social que está a afectar a região.

A resposta eficaz a situações de carência social é uma das preocupações já confessadas por Ivo Santos, sobretudo com a juventude. Em sequência desta reunião, o candidato foi alertado para o facto de em todo o distrito não existirem instituições que alberguem jovens em risco, com idades entre os 12 e os 17 anos - "Há uma grande lacuna de instituições para adolescentes, sobretudo rapazes", revela Sandra Mata.

Uma falha que o candidato à presidência da câmara de Tomar pretende colmatar e que fará parte do seu programa eleitoral, a revelar em breve.

"Penso que todas as forças políticas deveriam dar atenção ao importante trabalho que faz o CPCJ em Tomar", referiu Ivo Santos no final do encontro.