quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Encontros com... Acitofeba

As políticas de regulamentação, licenciamento e gestão do centro histórico, assim como o futuro do Mercado Municipal e Flecheiro, foram as notas que dominaram a reunião que decorreu esta quarta-feira (dia 26), à noite, na sede da ACITOFEBA - Associação de Comércio e Indústria de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha. Ivo Santos, da candidatura "Saber Decidir", apoiada pelo CDS-PP, mostrou-se receptivo em abrir a discussão sobre uma intervenção essencial defendida pelos dirigentes da associação - a reabertura ao trânsito da Rua Serpa Pinto (Corredoura).

O Programa Eleitoral da lista "Saber Decidir" irá incluir a proposta de reabertura aos veículos automóveis da principal rua do centro histórico, durante os dias úteis, com saida pela Rua Silva Magalhães e Rua Alexandre Herculano, direccionando o trânsito para o parque de estacionamento gerido pela ParqT. Ivo Santos e restante equipa reconhece que esta será uma discussão difícil, não consensual, mas que visa dinamizar esta zona da cidade, com consequências positivas para o comércio.

Um dos maiores problemas com que Tomar se tem debatido nos últimos anos é o de encontrar formas de trazer os visitantes do Convento de Cristo à cidade. Durante o encontro com a ACITOFEBA, Nuno Madureira (o número 2 da lista "Saber Decidir" à câmara) apresentou a proposta de lançar um concurso internacional para que sejam apresentadas propostas de solução para a ligação entre o monumento e a Praça da República (previsto no Plano do Núcleo Histórico em vigor). A candidatura "Saber Decidir" defende a construção de uma ligação mecânica que una a Cerrada dos Cães e a praça central da cidade.

A localização do Mercado Muncipal junto à Ponte Nova foi outro dos assuntos que dominou a reunião. Ivo Santos rejeita a ideia de construção de um Fórum com a volumetria prevista pela actual maioria no executivo autárquico. O candidato defende a concretizaçao a medio prazo do definido no Plano de Pormenor do Flecheiro e Marmelais, nomeadamente através da criação de um espaço para feiras, eventos de grande dimensao, e mercado de venda ambulante, com o respectivo edifício de apoio. A sua concretização só será possível quando os terrenos em causa passarem a propriedade do municipio. O candidato defende também a renovação do espaço do actual mercado, com a construção de parque de estacionamento, um piso comercial e de cinema e a criação de condições para a instalação de esplanadas no topo, com vista para o rio Nabão e para o Convento de Cristo e centro histórico.

As alterações propostas por Ivo Santos para a zona do mercado e Flecheiro vão implicar uma decisão definitiva sobre as famílias de etnia cigana que permanecem no local. O candidato garante que a Secretaria de Estado da Habitação já desbloqueou o realojamento destas famílias, mas falta coragem política para tomar a decisão final- "Sem vaidosismos, afirmo-vos que sou o único autarca e candidato que tem coragem para tirar dali as famílias de etnia cigana". O candidato já deu provas dessa coragem quando retirou o mercado ambulante semanal do Flecheiro. Uma decisão que lhe valeu várias ameaças. "Tive a cabeça a prémio", recorda.

A criação de uma praia fluvial na Albufeira do Castelo de Bode foi outro dos temas levados à reunião com a ACITOFEBA, que mereceu o apoio dos dirigentes da associação.

Sem comentários: