domingo, 23 de agosto de 2009

Saiba Decidir!

5 comentários:

Anónimo disse...

Tomar é, realmente,uma cidade com uma riqueza invulgar, que precisa de ser cuidada e rentabilizada.
Força! Contem com o meu voto!

Serra

Anónimo disse...

Com esta candidatura serão 7 os candidatos à Câmara de Tomar.
Gostaria pois de saber que ideia tem o Dr Ivo acerca das condiçoes que irá dar as empresas que se queiram instalar em tomar.
Pois como todos sabemos à uns anos para cá Torres Novas e o Entroncamento tem sido cidades preferenciais para as empresas se instalarem.
Tomar daqui a uns anos e não andam faltar muitos, se continuarem sem fazer nada nesta area, será uma cidade deserta de empresas e pessoas.(Não se riam que isto é sério)
A atestar isso, as empresas continuam a fechar em tomar todos os dias.(Veja-se a Av. D. nuno alvares pereira com lojas a fecharem todos os meses)

Anónimo disse...

Muito interessante este filme de apresentação.
Parabens!

Anónimo disse...

Acredito que saber decidir é importante aliás é o que tem faltado nestes anos em Tomar, é quem saiba DECIDIR, sem a liderança de certos lobbies que permanecem infelizmente enraizados na nossa terra como no nosso país.
É preciso alguém que saiba Pensar, Dirigir, Programar e Executar por si próprio!

Saber decidir disse...

Para Anónimo das 11h26

A centralidade que Tomar - cidade, possuía nos finais dos anos 70, derivado a ser atravessada pela Nacional 110, que ligava o país, como uma das principais vias de comunicação complementares à antiga Nacional 1, Lisboa - Porto, fez com que muitas empresas aqui centralizassem a sua actividade comercial, criando importantes mais-valias, emprego, riqueza, prosperidade.

Com os fortes investimentos que se verificaram no país, com a entrada na então Comunidade Económica Europeia, nomeadamente em termos de vias de comunicação rodoviárias, com a conclusão da A1, anos mais tarde com a actual A23, entre outras, a centralidade de Tomar deixou de existir, obrigando a uma delocalização ou procura de novas centralidades por parte de um grande conjunto de investidores e empresas.

Hoje, basta verificar que as principais multinacionais alimentares teem a sediada a localização das suas Centrais de Distribuição junto da A23 e da A1, nos concelhos de Torres Novas e Alcanena, o que prova que, em termos regionais, é aí que existe necessidade de novas zonas ou áreas industriais. Aliás, são muitos os tomarenses que trabalham nesses mesmos espaços industriais e/ou de distribuição alimentar.

A nossa proposta tem na sua essência esta nova conjuntura - potenciar a nossa localização geográfica e preparar as próximas duas décadas por antecipação. A sul o concelho de Tomar "toca" na A23, principal eixo rodoviário de ligação a Espanha e à Europa, a escassas dezenas de quilómetros da A1. A zona industrial da Barquinha é pequena em termos de área bruta e necessitará de ser alargada dentro de poucos anos. Em parceria e no quadro dos Municípios do Médio Tejo, importa potenciar uma zona industrial por excelência em termos nacionais, a par de um Pólo de Desenvolvimentos Tecnológico. Os muncicípios de Tomar, de Vila Nova da Barquinha e do Entroncamento poderão avançar para um projectos comum em que todos sejam ganhadores.

Acrescento que as empresas que hoje se querem instalar deparam-se com uma realidade da actual zona industrial, cujos lotes disponíveis ou são escassos, ou estão impedidos de ser disponibilzados por complicadas questões jurídico-legais, ou^possuem áreas insuficientes. Logo, importa criar condições efectivas para que seja possivel criar novas empresas no concelho.

Quanto à proposta de uma segunda zona industrial, junto do novo nó do Ic9, em Chão da Maçãs, terá como objectivo potenciar a rápida ligação que Tomar possuirá dentro de 5-7 anos à região de Fátima e Leiria, que nos colocará em termos de distância quilométrica / tempo de viagem ao mesmo nível de Pombal, relativamente a Leiria. Veja-se o que aí acontece em termos de industrias e de fixação de empresas, pense-se o que poderáacontecer aqui. Faço notar que estudo recente das estradas de Portugal refere que a ligação em viatura pesada entre o nó do IC9 e o nó da A1, em Fátima se fará em cerca de 10 minutos!Acresce que a realidade industrial de Ourém é francamente superior à de Tomar, e que a zona industrial de Oliva/Caxarias é uma realidade bem próxima e plenamente justificável. Isto, sem possuirem a evidente mais-valia da estação ferroviária da linha do Norte, que foi pensada desde a sua origem, para dar resposta à dinâmica industrial que então se verificava em Tomar.

Estamos cientes que, a existirem estas novas realidades a centralidade de Tomar voltará a acontecer. Não a de Tomar cidade, mas a de Tomar concelho.

Existindo a "cana", os pescadores poderão de novo pescar.

Um abraço e obrigado pelos vossos comentários

Ivo Santos