quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Encontros com... Comissão de Utentes da Saude do Médio Tejo



A perda de valências em função do "bairrismo" que tem presidido às alterações promovidas no seio do Centro Hospitalar do Médio Tejo (constituído pelos hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas), assim como a importância do sector da saúde na qualidade de vida dos habitantes desta região, foram os assuntos que dominaram mais uma reunião desencadeada pela lista da candidatura "Saber Decidir", desta vez com a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo.


Para Manuel Soares, a principal cara da associação, as autarquias da região "têm importância no debate das questões de saúde", sobretudo ao nível de decisão de políticas sobre rede de cuidados paliativos e sobre a gestão administrativa do centro hospitalar - "Tomar, sendo sede (do CHMT), teria uma palavra a dizer", afirma o porta-voz.

Manuel Soares ressalva o facto de o sector da saúde ser fundamental, não só ao nível social, mas ao nível económico. A título de exemplo nota-se que cerca de 5 mil pessoas trabalham no CHMT e que muitas outras encontram trabalho nos serviços que lhes estão associados. Nesta reunião com alguns elementos da equipa de Ivo Santos, o dirigente reforça a defesa da "capacidade formativa" que poderia ser capitalizada através do centro hospitalar - "Mais vale investir em saúde do que em sectores já esgotados", refere.

As posições da Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo foram registadas com interesse por Ivo Santos. O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Tomar acredita na valorização das especialidades que foram distribuídas pelos três hospitais, rejeitando a política de "bairrismo" que tem sido seguida - "É importante garantir o que é necessário para cuidar bem das pessoas".

Recorde-se que as várias reuniões, com diferentes associações e instituições das áreas social, empresarial e cultural, que estão e serão realizadas pela candidatura "Saber Decidir", servem como contributo para a elaboração do Programa Eleitoral a apresentar em breve.

Sem comentários: